• nuprima

Declaração do Nuprima em solidariedade à resistência do povo palestino

Atualizado: 31 de mai. de 2021



O Núcleo de Pesquisa sobre as Relações Internacionais do Mundo Árabe (Nuprima), grupo de pesquisa com sede na Faculdade de Ciências Econômicas (FCE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) registrado junto ao Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), preocupado com os recentes acontecimentos em Jerusalém, na Faixa de Gaza e nos territórios palestinos, e particularmente com a brutalidade desmedida das autoridades civis e militares israelenses contra o povo palestino, e diante do silêncio inédito do Ministério das Relações Exteriores do Brasil em relação a esses fatos, considera necessário e urgente emitir a presente declaração.

Nós, do Nuprima, reafirmamos nossa solidariedade à luta do povo palestino pela independência e pela autodeterminação.

Defendemos o direito de todos os palestinos a viver em sua terra natal na Palestina histórica, sem ocupação e sem anexações ilegais.

Insistimos na necessidade do cumprimento das leis internacionais por parte do Estado israelense.

Repudiamos a violência, a segregação e as sucessivas ações de limpeza étnica perpetradas por Israel contra os palestinos.

Israel constitui-se hoje em um verdadeiro Estado de apartheid no qual a população árabe-palestina é relegada coletivamente à condição de comunidade de segunda classe, desprovida de direitos e perspectivas de futuro em sua própria terra.

Prof.a. Dra. Silvia Ferabolli Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI) da UFRGS e do Núcleo de Pesquisa sobre as Relações Internacionais do Mundo Árabe (Nuprima)

Luiz Antônio Araujo Doutorando no PPGEEI-UFRGS

Natália Morari Ochôa Mestranda no PPGEEI-UFRGS

Issam Rabih Menem Doutorando no PPGEEI-UFRGS

Gabriela Santos da Silva Doutoranda no PPGEEI- UFRGS

Denise De Rocchi Doutoranda do PPGEEI-UFRGS

Camila Hirt Munareto Doutoranda do PPGEEI-UFRGS




9 visualizações0 comentário